O governador do Estado de Goiás tratou de problemas na próstata, mas já está bem
Na manhã desta quarta-feira, 17, Ronaldo Caiado, de 74 anos, governador do Estado de Goiás pelo União Brasil, teve de ser submetido a um procedimento cirúrgico. O atendimento médico do político aconteceu no Hospital Vila Nova Star, localizado na cidade de São Paulo (SP). Caiado passou por uma cirurgia a laser a fim de tratar uma hiperplasia prostática benigna.
‘Sem intercorrências ‘
Segundo nota divulgada à imprensa pela assessoria do govenador, o procedimento foi realizado “sem intercorrências”. No meio médico, esse tipo de cirurgia é considerado de baixa complexidade. No hospital paulistano, o procedimento foi conduzido pela equipe médica do urologista dr. Rafael Coelho e também pela cardiologista e intensivista dr. Ludhmila Hajjar.
De acordo com o portal g1, Caiado está bem, consciente e orientado. Porém, o governador permanecerá sob observação da equipe médica a fim de ter sua recuperação monitorada.
Hiperplasia
Caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata, a hiperplasia prostática é uma condição comum em homens com mais de 50 anos de idade. Porém, de acordo com os médicos, a doença pode começar a se manifestar em homens na faixa de 40 a 45 anos de idade.
A hiperplasia apresenta tendências hereditárias. E o principal sintoma desencadeado pela condição é o desconforto pela dificuldade da saída da urina da bexiga para a uretra.
Quem é Ronaldo Caiado
Ronaldo Ramos Caiado é natural da cidade de Anápolis (GO). O político brasileiro é também médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Ele vem de uma ilustre família de latifundiários e políticos goianos — que remonta aos tempos do Império.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
O atual governador de Goiás é neto de António Ramos Caiado, proeminente político local que atuou entre o fim da Monarquia e a República Velha. Ronaldo Caiado foi presidente da União Democrática Ruralista no final do anos 1980, organização que tem como principal objetivo a defesa do direito da propriedade privada.
Leia também