O atacante Guilherme pode dizer que fez a sua estreia de verdade pelo Santos neste domingo, 4. Com uma grande atuação e dois gols marcados, ele comandou a vitória do Peixe por 2 a 0, diante do Guarani pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
O Santos agora soma 12 pontos em 5 jogos e lidera com folga o Grupo A do Campeonato Paulista. Já o Guarani decepciona e com apenas 4 pontos é o último colocado do Grupo B.
Só ficaram no quase
O começo do jogo já foi com o Santos mais tempo no ataque, rondando a área e trocando passes na busca por espaços para finalizar. A proposta do Peixe deu resultado aos 9, quando Aderlan foi lançado com espaço pela direita, foi até a linha de fundo, mas despediçou o lance. Mais objetivo, o Guarani que teve a primeira chance clara da partida, quando Anderson Leite recebeu entre a marcação, bateu cruzado e por pouco não marcou.
O duelo foi ficando mais igual, sem que o Santos dominasse. Apesar disso, levou perigo pela primeira vez aos 19, quando em contra-ataque, Guilherme foi acionado por Cazares pela esquerda, dominou, bateu forte e parou em boa defesa do goleiro Douglas Borges, que espalmou. Aos 22, o atacante do Peixe teve uma nova chance de marcar pela primeira vez pelo Peixe, mas sozinho pela esquerda, finalizou mal.
Nos minutos seguintes, as equipes trocaram finalizações pouco perigosas, geralmente arriscando de fora da área. O Guarani voltou a assustar aos 29, quando Derek recebeu cruzamento da direita, chegou bem para finalizar, mas errou a cabeçada e mandou para fora. Um desperdício. A resposta do Santos foi também com uma ótima chance. Aos 32, a zaga afastou o cruzamento e o rebote foi de Pituca, que finalizou bem e viu a bola carimbar o travessão.
O Santos voltou a ser dominante e dono da bola, enquanto o Guarani se fechou tentando evitar a derrota. O Peixe chegou bem novo aos 42, quando Aderlan recebeu bola invertida da esquerda e ajeitou para Oterio, que livre, na marca do pênalti, mandou por cima da meta. Na reta final do primeiro tempo, o Santos pressionou pelo primeiro gol, mas faltou acertar as finalizações para ir para o intervalo vencendo.
Guilherme decide
O Santos voltou do intervalo com duas substituições e encontrando mais espaços diante de um Guarani que avançou e ficou exposto. William Bigode teve uma chance clara após lançamento de Otero, mas livre na área, com tempo para pensar, ele chutou em cima do goleiro. Sorte que o impedimento foi marcado depois.
Os atacantes do Santos estavam sendo acionados com maior facilidade. Foi assim que Guilherme recebeu lançamento de Hayner, partiu contra a marcação e foi derrubado na área. Pênalti claro. Aos 13, o próprio atacante deslocou o goleiro na cobrança e abriu o placar. Atrás, o Guarani precisou buscar a reação, mas não transformou sua posse em bons ataques. Do lado do Peixe, Otero, aos 20, mandou a bola para o lado de fora da rede.
O Guarani não conseguiu reagir e acumulou erros na tentativa de construir suas jogadas. Enquanto isso, o Santos foi encontrando mais espaços e ficou perto de voltar a marcar. Aos 28, William recebeu passe de Cazares, bateu colocadinho e a bola saiu rente à trave, com perigo. Aos 34, Aderlan que quase marcou, quando pegou um rebote na meia-lua, soltou uma pancada e o goleiro espalmou.
Com a evidente superioridade no segundo tempo, o Santos matou o jogo aos 38, quando Morelos girou contra a marcação e achou um ótimo passe para Guilherme, que arrancou e bateu cruzado de canhota para acertar a bochecha da rede. Placar ampliado. O Peixe ainda teve chances para marcar o terceiro, não conseguiu, mas também não sentiu falta. Mais uma vitória para a conta.