As atividades físicas são essenciais para o corpo humano, seja por questões de saúde ou para emagrecer. Atualmente, diversas pessoas estão em busca de soluções para emagrecer e recorrem a atividades físicas. Porém, além de um acompanhamento com especialistas, é necessário estar atento aos horários que dedicam para realizar os exercícios.
De modo geral, os horários do dia influenciam no corpo de maneiras distintas. Em uma pesquisa, realizada por pesquisadores do Instituto Karolinska e da Universidade de Copenhague, analisaram a questão e descobriram que o período da manhã apresenta melhores resultados quando o assunto é reduzir a gordura abdominal e garantir a perda de peso.
Durante a pesquisa, os dados coletados foram a partir do tecido adiposo de ratos, que foram submetidos a uma sessão de exercícios. Neste caso, o grupo de pesquisadores decidiu verificar o comportamento e o metabolismo dos ratos em dois horários do dia, sendo o primeiro ao final da manhã, enquanto o outro ao final da tarde.
No caso dos ratos que se exercitaram pela manhã, o resultado foi maior queima de calorias devido a produção maior de calor, que gerou mais taxa metabólica. “Nossos resultados sugerem que exercícios matinais podem ser mais eficazes do que exercícios noturnos em termos de aumento do metabolismo e queima de gordura. Se for esse o caso, eles podem ser muito úteis para pessoas com sobrepeso”, esclarece Juleen R. Zierath , autora do estudo.
Por outro lado, os ratos que treinaram ao final da tarde, não tiveram um desempenho tão grande e acabaram apresentando resultados menos favoráveis na perda de calorias.
Três dicas para emagrecer
Abaixo, separamos algumas dicas para quem deseja perder peso, mas antes de realizar qualquer um delas, é necessário consultar médicos especialistas e realizar exames para saber qual a melhor opção para o seu corpo.
Confira quais são:
- Beber bastante água
A primeira dica é uma das mais importantes para se manter hidratado e saudável, que é beber água. Ao longo do dia, o hábito de beber água pode ajudar a emagrecer e reduzir a barriga, pois aumenta a sensação de saciedade. Neste caso, a quantidade recomendada varia entre 1,5 e 3 litros por dia, dependendo de fatores individuais. Para quem tem dificuldade em consumir água pura, opções como chás sem açúcar ou águas aromatizadas são alternativas viáveis.
- Evitar alimentos ultraprocessados
Quem deseja emagrecer deve fazer alguns sacrifícios e cortar alguns alimentos da dieta. Neste caso, o ideal é evitar alimentos ultraprocessados, que são ricos em açúcar e gordura, estimulando a fome e aumentando as calorias na dieta. Dessa forma, salgadinhos de pacote, sorvete, cereais matinais, refrigerante e pizza são alguns exemplos desses alimentos a serem evitados.
- Evitar bebidas alcoólicas
Além dos alimentos, as bebidas alcoólicas podem ser algo que dificulta o emagrecimento. Assim, para quem busca perder peso, é aconselhável evitar o consumo de bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja, whisky e espumante, devido ao alto teor calórico que dificulta a perda de peso. Em alguns casos, o hábito de consumir essas bebidas muitas vezes inclui petiscos calóricos, como queijos gordurosos, salame, geleias e batata frita, que também prejudicam o emagrecimento.