A vacinação contra a dengue em Belo Horizonte pelo SUS (Sistema Único de Saúde) deve começar nos próximos dias. A previsão é do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges.
“Ela [a vacina] já está armazenada no nosso Centro de Operação. Não basta receber a vacina. A gente precisa distribuí-la. A estratégia que vamos adotar é vacinar em todos os 152 Centros de Saúde da cidade. Também é importante que as nossas equipes estejam familiarizadas, porque é uma vacina nova e a gente não pode se dar ao luxo de perder nenhuma dose”, comentou o representante da prefeitura.
Belo Horizonte recebeu a primeira remessa do medicamento para o SUS na cidade na última quinta-feira (21). A cidade ficou com 49.500 doses das 78.790 destinadas ao Estado para atender 22 cidades prioritárias, segundo critérios do Ministério da Saúde. Até então, em Minas Gerais, só era possível achar as injeções nos laboratórios particulares. O Estado tem a segunda maior incidência da doença no país.
De acordo com o Governo Estadual, as crianças de 10 e 11 anos serão as primeiras na fila para receber o medicamento. Belo Horizonte tem, segundo a prefeitura, aproximadamente 20 mil crianças na faixa etária.
“Provavelmente, no início da semana que vem a gente já começa a vacinar. Em poucos dias, a gente já começa essa vacinação e esperamos, daqui a algumas semanas, falar que todo público-alvo já recebeu a dose”, explicou o secretário municipal de saúde, Danilo Borges, neste sábado (24).
O Ministério da Saúde classificou a faixa etária de 10 a 14 anos como prioritária para receber o medicamento. A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não detalhou como serão feitas as convocações e quando os moradores de 12 a 14 anos serão atendidos. A expectativa é que o público seja ampliado à medida em que o estado receber mais doses da vacina Qdenga. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já iniciaram a imunização.
Saiba qual é o repelente ideal contra o mosquito da dengue: