Você, torcedor do Palmeiras, já imaginou um jogador do seu time em uma luta de boxe contra o tetracampeão mundial Acelino Freitas, mais conhecido como Popó? Apesar desses duelos improváveis acontecerem com frequência, é provável que a sua resposta seja não, né? Porém, o que muitos não sabem é que o Palmeiras possui em seu elenco, cinco jogadores que treinam boxe no dia a dia e se destacam no esporte.
Gustavo Gómez, Zé Rafael, Murilo, Raphael Veiga e Endrick; sabe o que eles têm em comum? Todos atuam no Palmeiras e são treinados por Jackson de Pádua, o Jacó – treinador renomado de boxe. O esporte de combate, em alta recentemente por conta dos duelos entre influenciadores, é visto pelos atletas do Palmeiras como uma forma de melhorar a parte física e mental, auxiliando no rendimento dentro de campo
A relação entre o treinador Jacó, o boxe e os atletas do Palmeiras começou com o volante Zé Rafael. Enquanto enfrentava um momento ruim da sua carreira em 2020, o volante decidiu começar a fazer aulas de boxe com Jacó, que já treinava a esposa do atleta. Em entrevista ao Lance! em 2022, o treinador falou sobre a evolução de Zé Rafael: “Ele se identificou com o esporte e evoluiu muito rápido. Todo mundo viu a diferença que fez pra ele no seu trabalho, que é o futebol”.
Desde que começou a praticar a arte marcial, Zé Rafael demonstrou uma evolução física e mental, tornando-se um dos pilares do Palmeiras de Abel Ferreira nos últimos anos. Para o camisa 8, a luta foi uma forma de ‘extravasar a raiva e aliviar a pressão’. Impressionados com a melhora de Zé Rafael, outros jogadores do Verdão questionaram o atleta, perguntando-lhe: “Zé, o que você está fazendo?” e, posteriormente, procuraram Jacó para também praticarem o boxe.
Abel Ferreira aprova jogadores do Palmeiras no boxe
Com o seu lema “cabeça fria e coração quente”, Abel Ferreira nunca foi contrário à possibilidade de seus atletas praticarem boxe. Segundo o treinador português, o esporte de combate auxilia os seus jogadores dentro de campo, proporcionando um melhor rendimento. “Válvula de escape e alívio da pressão”, disse Abel sobre seus jogadores na luta. Importante ressaltar que os treinos de boxe são realizados apenas durante a folga, o período de recuperação dos atletas – nunca em dias de jogos ou 24 horas antes das partidas.