As fibras, vitaminas e antioxidantes presentes no fruto são fundamentais para a manutenção da saúde do coração
Mesmo sendo cultivada em terras brasileiras desde o período colonial, muitas pessoas desconhecem os diversos benefícios que a pera traz à saúde, como reduzir o colesterol LDL. Nas próximas linhas, você confere as demais vantagens que a fruta traz para a manutenção do nosso organismo:
- 1. Vitamina A;
- 2. Vitamina E;
- 3. Vitamina C;
- 4. Fibras;
- 5. Potássio;
- 6. Magnésio;
- 7. Cálcio.
Além dos nutrientes mencionados acima, a pera contém carotenoides flavonoides, compostos antioxidantes valiosos para o corpo. Com tudo isso em mente, a seguir, vamos destrinchar todos os benefícios da fruta.
Consumo de regular de pera pode promover uma série de benefícios à saúde
- 1. Regulação do intestino
As peras são uma excelente fonte de fibra, especialmente quando consumidas com casca. As fibras presentes estimulam os movimentos peristálticos e fazem com que as fezes adquiram maior volume e consistência pastosa, auxiliando na regularização do hábito intestinal. Sendo assim, o consumo regular de peras pode ajudar a aliviar a constipação.
- 2. Proteção contra doenças cardíacas e redução do colesterol LDL
Ainda, as fibras ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo, enquanto o potássio tem um efeito vasodilatador que colabora no controle da pressão arterial. Sendo assim, a inclusão de peras na dieta pode ser benéfica para a saúde do coração.
- 3. Grande aliada dos diabéticos
Graças a presença de pectina, a pera ajuda no controle da glicemia. Por ser uma fruta considerada de baixo índice glicêmico, isto é, eleva pouco o açúcar no sangue, ela é indicada para pessoas com diabetes. No entanto, cabe frisar que o consumo deve ser moderado, sem exageros.
- 4. Ajuda no emagrecimento
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal da Amazonas (UFAM), que contou com a participação de 49 mulheres, com idades entre 30 e 50 anos, mostrou que aquelas que consumiram três peras por dia perderam peso ao longo de 10 semanas. Isso ocorreu porque, devido à presença de muitas fibras e bastante água, a pera aumenta a saciedade, fazendo a pessoa consumir menos alimentos.
Forma ideal de consumir a fruta
Além dos benefícios à saúde destacados acima, a pera é versátil e pode ser consumida in natura ou usada em uma variedade de receitas doces e salgadas. O consumo diário de frutas é um componente essencial de uma dieta saudável e equilibrada. Logo, inclua as peras no seu menu e desfrute de seus múltiplos benefícios para a saúde.
Práticas que ajudam a reduzir o colesterol LDL
- 1. Faça uma dieta saudável para o coração;
- 2. Aumente a ingestão de fibras;
- 3. Escolha gorduras mais saudáveis;
- 4. Exercite-se regularmente;
- 5. Evite sobrepeso e obesidade;
- 6. Evite o tabagismo;
- 7. Limite o consumo de álcool;
- 8. Gerencie o estresse;
- 9. Consulte um profissional de saúde.
Alimentos que devem ter o consumo excessivo evitado:
- 1. Alimentos fritos e processados;
- 2. Carne vermelha;
- 3. Laticínios com alto teor de gordura;
- 4. Fast food e refeições de conveniência;
- 5. Produtos de panificação e doces.
Alimentos que devem ser incluídos na dieta:
- 1. Aveia e farelo de aveia;
- 2. Peixe;
- 3. Nozes;
- 4. Azeite;
- 5. Leguminosas;
- 6. Abacate;
- 7. Frutas e vegetais;
- 8. Grãos integrais;
- 9. Alho.