O R7 começa a publicar a partir desta segunda-feira (11) uma série de reportagens com as principais dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda de 2024. Segundo dados da Receita, cerca de 43 milhões de pessoas devem enviar a documentação neste ano, que conta com novidades. Se você tiver alguma dúvida, pode entrar em contato pelas redes sociais do R7 ou da RECORD.
A economista Paula Sauer, especialista em Imposto de Renda da ESPM, explicou que o primeiro passo é se atentar ao calendário do ano. No caso de 2024, o prazo termina em 31 de maio, o que significa que o contribuinte vai ter 78 dias para entregar a documentação.
Quais documentos devo separar para prestar contas com a Receita?
“Para documentos digitais e físicos, informes de rendimentos de bancos, de empresas, de bolsa de valores, de planos de saúde, mensalidade escolar, recibos de consultas médicas, recibos de pagamento de previdência privada, de dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, recibo de pagamento de aluguel, de compra de imóveis, consulta com psicólogo são exemplos. A sugestão é abrir um arquivo no computador e salve os documentos em PDF, ou guarde em uma pasta caso eles sejam físicos, pois na hora do preenchimento não é aquele corre-corre do tipo: ‘liga para o médico e pede a ele para mandar'”.
Paula Sauer é economista, especialista em educação financeira e psicologia econômica, professora de Economia Comportamental.