O projeto resgatará a trajetória de 45 anos da companhia de Novo Hamburgo
Na formação do grupo estão Lourival Pereira, Marco Antônio Pereira e Elisa Machado, além de Gerson Ribas | Foto: Kalé Viana / Divulgação / CP
Um dos grupos de teatro mais antigos do Brasil em atividade terá sua história registrada em imagens. O projeto “Luz & Cena: Ação” foi contemplado no Edital de Fomento ao Audiovisual (Lei Paulo Gustavo) da Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo, com recursos do Ministério da Cultura. Selecionado na Modalidade II, para produção de curta-metragem, o projeto foca na produção de um minidocumentário com 20 minutos de duração, resgatando a história de 45 anos do hamburguense Teatro Luz & Cena.
A ideia do minidocumentário passa pela necessidade de preservar a memória, resgatar raízes e contribuir para a formação cultural e econômica local. As fontes de pesquisa se nortearão através do acervo histórico da própria companhia, além dos depoimentos de 17 convidados. O minidocumentário terá as principais gravações nos dias 2 e 3 de abril. As locações serão na sede da companhia, no bairro Ideal, e em alguns locais públicos de Novo Hamburgo.
Trajetória
O grupo foi o primeiro de Novo Hamburgo a atuar de maneira profissional. As mais de 50 montagens já produzidas circularam em diversos ambientes, passando por teatros, escolas, prefeituras, empresas e outras entidades comunitárias. Das remontagens iniciais, hoje o grupo conta com dois dramaturgos que se intercalam na criação de textos originais.
A companhia mantém oficinas permanentes de teatro que já formaram diversos artistas, entre eles o humorista Cris Pereira (criador de personagens como o Gaudêncio e o Jorge da Borracharia). Atualmente, conta com três elencos, totalizando cerca de 28 colaboradores.
A maioria dos espetáculos do Teatro Luz & Cena aborda questões sociais como a preservação do meio ambiente, água, saneamento básico, educação financeira, folclore, temas indígenas, saúde, respeito à diversidade.
Marco Antônio Pereira é fundador da companhia ao lado de seu pai, o veterano ator Lourival Pereira. Na condução, Marco conta com a parceria da Diretora Artística Elisa Machado, há 40 anos no grupo, e do produtor executivo Gerson Ribas, que se juntou à trupe há 35 anos.