O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou o acesso ao espelho da redação referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.
Os participantes agora têm a oportunidade de revisitar detalhadamente seu próprio desempenho na redação por meio da Página do Participante do Enem.
Essa ferramenta não apenas permite aos candidatos analisar suas produções, mas também oferece uma valiosa perspectiva pedagógica.
Ao consultar o espelho da redação, os participantes, incluindo os treineiros, podem ter uma visão mais aprofundada sobre sua performance na prova.
Como é a correção da Redação do Enem?
É importante destacar que a correção das redações do Enem segue um processo criterioso, realizado por dois corretores, os quais atribuem notas de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas:
- Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
- Compreensão da proposta de redação;
- Seleção e organização das informações;
- Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
- Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Em determinados casos, a redação pode passar por uma terceira avaliação, inclusive por uma banca de especialistas.
O tema da redação do Enem 2023 foi “Desafios para o Enfrentamento da Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Realizado pela Mulher no Brasil”.
Já na reaplicação do exame, o tema proposto foi: “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”.
Anúncio. Role para continuar lendo.