Após mais uma vitória do Flamengo no Novo Basquete Brasil (NBB), Gui Deodato, atleta destaque do Rubro-Negro, não se esquivou de comentar sobre a difícil situação enfrentada por Vinicius Júnior no futebol espanhol devido aos recorrentes ataques racistas que o jogador vem sofrendo nos últimos tempos na Espanha.
O jogador ressaltou a importância de oferecer apoio ao ex-jogador do Mais Querido, destacando que o enfrentamento ao racismo não deve recair apenas sobre os ombros de um único indivíduo, sendo responsabilidade de toda a sociedade.
Jogador do Flamengo comentou situação de Vini Jr.
“Vinicius Júnior é um grande exemplo. A verdade é que não devemos usá-lo como um símbolo isolado. Ele faz parte de um todo. Por mais fenomenal que seja, é realmente um grande peso que ele carrega. Passamos por isso todos os dias. Devemos ajudar a aliviar esse fardo dele”, afirmou Gui Deodato em entrevista após a vitória.
O atleta flamenguista expressou sua satisfação pela representatividade e pelas contribuições sociais de Vinicius Júnior, mas ressaltou a necessidade de não transformar o jogador em mero objeto de vitrine. “Acho que já passou da hora de não o expormos apenas como uma vitrine, aplaudindo e comercializando esse tipo de coisa. Sabemos que é mais uma maneira pela qual o racismo produz”, comentou.
O caso de Vinicius Júnior ganhou destaque após diversos episódios de racismo no futebol espanhol, incluindo incidentes no qual o jogador foi alvo de insultos racistas por parte de torcedores adversários. Apesar das denúncias, a situação persiste, destacando a necessidade contínua de combater o racismo no esporte e na sociedade.