O Coachella Fes soltou a programação da edição de 2024 do festival — e tem três artistas japoneses confirmados: YOASOBI, Hatsune Miku e Atarashii Gakko.
O YOASOBI, de “Idol” (abertura de Oshi no Ko) se apresenta nas sextas-feiras, dias 12 e 19, enquanto Miku está nos sábados (13 e 20) e as AG no domingo (14 e 21).
Coachella Fes é um dos mais conhecidos eventos de música, e ocorre anualmente na região do Coachella Valley, na Califórnia — a presença de artistas japoneses não é incomum, mas é sempre em baixo número. Miku já foi confirmada uma vez, em 2020, mas o festival foi cancelado em função da COVID-19, então ela não se apresentou.
A cantora brasileira Ludmilla também foi confirmada na programação.
É grupo de j-pop é formado por quatro mulheres jovens que adotam a estética dos uniformes de marinheiro usados pelas estudantes japonesas das décadas de 70 e 80, porém elas não aceitam nenhum tipo de objetificação.
O conceito do ATARASHII GAKKO não se limita só ao j-pop, há também uma mistura de elementos do kayoukyoku (gênero pop da era Showa, base do J-pop moderno), rap, punk e dance music. A coreografia segue a mistura de elementos contemporâneos com clássicos japoneses, trazendo hip-hop, heavy metal e dança butoh japonesa, tudo junto em coreografias cheias de expressividade.
HATSUNE MIKU
Hatsune Miku deriva do programa Vocaloid, um software de síntese de voz da Yamaha Corporation por meio do qual é possível compor vocais e letras para melodias — mas a Miku é um banco de vozes de Vocaloid desenvolvido pela Crypton Media Future, que gerencia a imagem dela e de outros personagens.
A personagem acabou sendo, por outros motivos, tema nas redes sociais em 2020 após aparecer nos tópicos em alta do então Twitter ao lado dos termos “JK Rowling” e “TERF”, levando fãs contrários aos posicionamentos transfóbicos de Rowling ao iniciar a piada de “Hatsune Miku escreveu Harry Potter“.
YOASOBI
É um dueto criado em 2019 pela Sony Music, com o produtor de Vocaloid Ayase e a cantora Ikura. O single de estreia, “Yoru no Kakeru”, ficou ne Billboard Japan Hot 100 por 6 semanas seguidas em 2020. O dueto ganhou ainda mais atenção em 2023, com o sucesso de “Idol”, abertura de Oshi no Ko.
Fonte: Site oficial