O governador da Flórida afirma que vai ajudar o ex-presidente na tentativa de voltar ao comando da Casa Branca
A disputa pela indicação do Partido Republicano para a eleição presidencial norte-americana deste ano passa a ter, oficialmente, um postulante a menos. O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou, neste domingo, 21, que está fora da briga.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O comunicado ocorreu nesta tarde, por meio de vídeo divulgado pelo político no Twitter/X. No material de 4 minutos e 33 segundos, ele agradece ao empenho de seus apoiadores. Além disso, sinaliza que, se soubesse que poderia ter êxito em sua pré-campanha, teria realizado mais atividades.
“Se existisse qualquer coisa que eu pudesse fazer para produzir um resultado favorável, mais paradas de campanha, mais entrevistas, eu faria”, afirmou o agora ex-pré-candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. “Mas não posso pedir a nossos apoiadores a oferecerem seu tempo e doarem seus recursos se não temos um caminho claro para a vitória. Dessa forma, estou hoje suspendendo minha campanha.”
Leia mais:
A decisão de Ron DeSantis, que tem 45 anos e governa a Flórida desde janeiro de 2019, ocorre depois da realização das primeiras prévias do Partido Republicano em vista à eleição presidencial deste ano. Nas primárias do Estado de Iowa, ele ficou em segundo lugar, mas 20 pontos percentuais atrás do ex-presidente Donald Trump.
Ron DeSantis anuncia apoio a Trump
Fora da disputa pela oportunidade de representar o Partido Republicano em futuro duelo eleitoral contra o democrata e atual presidente dos EUA, Joe Biden, DeSantis aproveitou para registrar seu apoio a Trump na corrida pelo comando da Casa Branca. De acordo com ele, está nítida a preferência da base republicana ao ex-presidente.
“A maioria dos eleitores das primárias republicanas quer dar a Donald Trump outra chance”
Ron DeSantis
“Está claro para mim que a maioria dos eleitores das primárias republicanas quer dar a Donald Trump outra chance”, afirmou DeSantis, em trecho do vídeo que anuncia a sua saída da disputa. “Eles viram sua presidência ser frustrada por resistência implacável e eles veem os democratas usando guerra jurídica até hoje para atacá-lo.”
“Success is not final, failure is not fatal: it is the courage to continue that counts.”
– Winston Churchill pic.twitter.com/ECoR8YeiMm
— Ron DeSantis (@RonDeSantis) January 21, 2024
Leia também: “Trump vem aí”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 179 da Revista Oeste