O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais, em instituições privadas de ensino superior, para estudantes sem diploma de nível superior.
O processo seletivo do Prouni é realizado duas vezes por ano, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das duas últimas edições.
O resultado da segunda chamada do Prouni 2023 será divulgado no dia 27 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os estudantes que foram pré-selecionados nessa etapa devem comprovar as informações declaradas na inscrição junto às universidades até o dia 7 de março, de forma virtual ou presencial, conforme estabelecido por cada instituição.
Comprovação das informações
A comprovação de informações é um procedimento obrigatório para garantir a bolsa do Prouni. Os documentos exigidos para a comprovação de informações são os seguintes:
- Documento de identificação do candidato e dos membros do grupo familiar;
- Comprovante de residência do candidato e dos membros do grupo familiar;
- Comprovante de rendimentos do candidato e dos membros do grupo familiar;
- Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais, quando for o caso;
- Comprovante de pagamento de pensão alimentícia, quando for o caso;
- Comprovante de ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, quando for o caso;
- Comprovante de deficiência, quando for o caso.
Lista de Espera do Prouni 2024
Os candidatos que não foram pré-selecionados na segunda chamada ainda podem participar da lista de espera do Prouni, manifestando seu interesse no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior nos dias 14 e 15 de março.
A lista de espera será divulgada no dia 18 de março e os candidatos pré-selecionados deverão entregar a documentação na instituição de ensino entre 19 e 27 de março.
Critérios para participar do Prouni
Conforme edital, para participar do Prouni 2024, você precisa atender aos seguintes critérios:
- Participar de uma das duas últimas edições do Enem (2022 ou 2023).
- Ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem.
- Ter obtido nota superior a zero na prova de redação do Enem.
A renda familiar bruta mensal per capita precisa ser de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral ou até 3 salários mínimos para bolsa parcial.
Escolaridade:
- Ter concluído o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa integral.
- Ter concluído o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
Situações especiais:
- Professores da rede pública de ensino podem concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, mesmo que a renda familiar bruta mensal per capita seja superior a 3 salários mínimos.
- Pessoas com deficiência podem concorrer a bolsas de estudo em qualquer curso, independentemente da renda familiar bruta mensal per capita.
Anúncio. Role para continuar lendo.