O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou recentemente um reajuste de 3,71% nos benefícios de aposentadoria para aqueles que recebem valores acima do salário mínimo. Essa correção anual, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), visa manter o poder de compra dos beneficiários em meio à variação dos preços no mercado.
Os beneficiários contemplados com o aumento verão um incremento significativo em seus rendimentos, refletindo diretamente na qualidade de vida desses aposentados.
Além disso, a boa notícia se estende ao alívio fiscal, uma vez que o valor adicional na aposentadoria também proporcionará uma isenção proporcional no Imposto de Renda.
Real aumento do INSS em 2024
Em números concretos, em 2023, o valor médio dos benefícios do INSS era de R$ 7.507,49. Com o reajuste anunciado, esse montante subiu para R$ 7.786,02 em 2024, representando um aumento real para os aposentados e pensionistas.
O reajuste entrou em vigor a partir do primeiro pagamento do INSS em 2024, ou seja, desde o dia 25 de janeiro. Os beneficiários já podem conferir os novos valores em seus extratos de pagamento.
Mais informações
Para facilitar o acesso às informações e evitar deslocamentos desnecessários, o INSS orienta os beneficiários a consultarem o valor a receber por meio do site ou aplicativo ‘Meu INSS’.
Além disso, a Central 135 está disponível para atendimento telefônico de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Ao entrar em contato, é necessário fornecer o número do CPF e confirmar alguns dados cadastrais como medida de segurança contra possíveis fraudes.