Ana Carolina Duarte, atleta do goalball, participou das provas de natação no Meeting Paralímpico de Cuiabá. Foto: Alessandra Cabral/ CPB
Nem o céu parcialmente nublado foi capaz de aplacar o calor que tomou conta da primeira edição de uma competição oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no estado de Mato Grosso. Neste sábado (9), cerca de 120 atletas participaram da etapa de Cuiabá do Meeting Paralímpico. Dentre todas as competições, Ana Carolina Duarte, atleta do goalball, chamou a atenção. Isso porque ela venceu quatro provas de natação.
No momento em que Ana Carolina Duarte caiu na água da piscina da UFMT para nadar a primeira de suas quatro provas no Meeting Paralímpico de Cuiabá, o termômetro marcava 34ºC, com sensação térmica de 42ºC. Carol é uma das mais laureadas atletas do goalball brasileiro. Assim, é bicampeã dos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto 2015 e Lima 2019, e medalhista de bronze em Santiago 2023. Praticou natação quando estudou no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, mas foi no goalball que descobriu sua vocação esportiva.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“A natação é um desafio muito grande para mim, porque é uma disputa contra mim mesma. Competir aqui em Cuiabá me traz um orgulho muito grande, pelo apoio que o estado fornece e pelo trabalho que o Centro de Referência Paralímpica de Várzea Grande entrega ao esporte paralímpico todos os dias à população”, explicou Carol, que escolheu a natação para os momentos em que não estiver em atividade pelo seu clube de goalball e nem a serviço da seleção brasileira de goalball.
Resultados de Ana Carolina
Ana Carolina nadou quatro provas neste sábado e conquistou quatro medalhas de ouro. Seu tempo mais expressivo foi 1min29s00 nos 100m livre da classe S12. Mesma classe de sua xará, a pernambucana Carol Santiago, super campeã da natação paralímpica mundial, dona de três ouros paralímpicos em Tóquio. No ranking brasileiro de 2023, Carol Duarte estaria na sexta colocação, com Carol Santiago como líder incontestável com 58s81.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).