Medida leva em conta tempo necessário para aplicar segunda dose antes do vencimento das vacinas
A aplicação da primeira dose da vacina contra dengue entrou na reta final em Dourados, cidade a 229 km da Capital. O prazo para a vacinação vai até o dia 30 de abril para que dê tempo da segunda dose ser aplicada antes do vencimento dos imunizantes.
Conforme a prefeitura de Dourados, a pessoa que tomar a primeira dose em abril vai poder receber a segunda em julho, período anterior ao vencimento das vacinas que é em agosto.
Dourados é a única cidade do país que está ofertando vacinação em massa e gratuita. A imunização foi possível porque o município fechou uma parceria direta com o laboratório japonês Takeda Pharma, que é o fabricante da vacina Qdenga. A campanha começou no dia 3 de janeiro na cidade e até segunda-feira (1º) foram imunizadas 45 mil pessoas.
A prefeitura reforça que a segunda dose só será aplicada nas pessoas que tomaram a primeira nos postos de saúde do município.
Segundo o laboratório Takeda e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após as duas doses, a pessoa tem proteção por até cinco anos. Para garantir a imunização completa, são necessárias duas doses da Qdenga. A partir de 30 dias após a segunda dose, a eficácia da vacina é de 80%. No entanto, quando analisados apenas casos mais graves, que requerem hospitalização, a Qdenga oferece proteção passa de 90%.